
Que o Sol, quando nascer, seja igual para todos nós.
Bom ano de 2010.
"
...
Na discussão, esta semana reaberta, sobre se se deverá realizar um aumento de impostos em Portugal, o argumento mais usado por quem se opõe a uma medida desse tipo é o nível já elevado da carga fiscal do país, especialmente tendo em conta os problemas que se fazem sentir ao nível da competitividade externa. No campo oposto, assinala-se que a carga fiscal ainda está abaixo da média europeia e que um novo aumento pode ajudar a corrigir o desequilíbrio das contas públicas, a financiar políticas de desenvolvimento e a reforçar as políticas de redistribuição do rendimento.
"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar
e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente,
seu pão e seu salário. E agora não contente querem
privatizar o conhecimento, a sabedoria,
o pensamento, que só à humanidade pertence.
...
Vemos as relações de uma sociedade antiga, com as suas regras e convenções, com os tiques e limitações que conhecemos também através de outros autores. Mas também aqui estão as particularidades de uma sociedade de ilha, forçosamente limitada, pequena e onde tudo é exagerado e parece, às vezes, desajustado.
É magistral a fotografia que Nemésio nos transmite relações entre as famílias mais ou menos ricas, com as suas rivalidades, cumplicidades ou quezílias, dos esquemas de salvar uma família da bancarrota, casando sobrinha com tio ou com um filho de Barão, da rede de influências que se fecha para prejudicar uma família que em tempos tentou desgraçar outra. O modo como os baleeiros são retratados, gente simples e boa, que tinha na baleia o seu sustento e o seu tormento, é apaixonante.
...