segunda-feira, 30 de novembro de 2009

+ impostos?

Público (25.11.2009)
Dados da OCDE
Carga fiscal foi das que mais subiram mas ainda está abaixo da média europeia

"
...

Na discussão, esta semana reaberta, sobre se se deverá realizar um aumento de impostos em Portugal, o argumento mais usado por quem se opõe a uma medida desse tipo é o nível já elevado da carga fiscal do país, especialmente tendo em conta os problemas que se fazem sentir ao nível da competitividade externa. No campo oposto, assinala-se que a carga fiscal ainda está abaixo da média europeia e que um novo aumento pode ajudar a corrigir o desequilíbrio das contas públicas, a financiar políticas de desenvolvimento e a reforçar as políticas de redistribuição do rendimento.

Uns argumentam com a competitividade externa. Então a capacidade dos cidadãos satisfazerem as suas necessidades nas despesas de energia, alimentação, saúde, habitação... não conta.
Outros dizem que a carga fiscal está abaixo da média europeia. Já compararam os dois pratos da balança? Num está a receita dos impostos, no outro, os serviços (e a sua qualidade) prestados aos cidadãos.
Será que nos países com carga fiscal mais elevada os serviços (e a sua qualidade) têm alguma coisa a ver com o que se passa nesta nesga da Europa?

Num país onde quase nada se produz, só se comercializa, não se pode criar aquilo a que se chama riqueza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails