quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Alvorada

Última alvorada de 2009 em Ponta Delgada, S. Miguel.




















Que o Sol, quando nascer, seja igual para todos nós.
Bom ano de 2010.

Sindicatos não chegaram a acordo com a Ministra da Educação

Muita parra, pouca uva.

É assim que se podem caracterizar as relações entre Sindicatos e Ministério. Mas vendo bem, se cada parte cedesse um bocado, tirando a teimosia e obstinação do MN, acrescentando uma pitada de coragem ao dirigente da FNE, e um empurrãozinho do Sócrates à Ministra para ceder em mais um aspectozinho.... e os professores tinham finalmente a paz tão desejada, sem ter de meter ao barulho o Parlamento.

Querem mesmo saber a verdade? Há professores que já não estão com forças para ir novamente a manifestações. Acredito que somente os mais novos tirarão as pantufas dos pés, para descerem a Avenida, outra vez. Pode ser que me engane. Oxalá.

domingo, 27 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Smoke On The Water - Deep Purple

Resumo (simplificado) da Cartilha Maternal, de João de Deus

Terceira lição
f Lê-se fff.
Chama-se .

ave [O e no fim da palavra lê-se /e/ (muito fechado)].
(Neste caso, o e tem um sinal. Este sinal chama-se acento agudo e serve para ler a letra como se chama, portanto lê-se /é/.

a fi a va O a lê-se /α/, mesmo que esteja noutras sílabas, menos quando está ao pé da última sílaba ou tenha por cima um acento agudo; então lê-se como se chama.

Natal dos Simples - Zeca Afonso

BOAS FESTAS

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Resumo (simplificado) da Cartilha Maternal, de João de Deus

Segunda lição
v
Lê-se vvv.
Chama-se .
uva O a no fim da palavra lê-se /α/.
Neste caso, o a tem um sinal. Este sinal chama-se acento agudo e serve para ler a letra como se chama, portanto lê-se /á/.
vi
vivi
vivia
...

Resumo (simplificado) da Cartilha Maternal, de João de Deus

por Rosa Rocha Henriques

Este resumo tem por objectivo ajudar algumas mães ansiosas que têm os filhos a escrever “letra bicuda” e a chamar, por exemplo, cezêxe ao s.

Peço desculpa por não usar o alfabeto fonético (internacional), mas entendo ser mais fácil assim, pondo entre barras oblíquas uma espécie de transcrição fonética.

Primeira lição

i Esta letra chama-se i.
o Esta letra chama-se o.
u Esta letra chama-se u.
e Esta letra chama-se e.
a Esta letra chama-se a.

ai
ui
eu
ia O a no fim da palavra lê-se /α/.


Imagens de S. Miguel (I)


Algures, entre Chã da Macela e Lagoa, S. Miguel, Açores.
Verão de 2009.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Charamba - Brigada Victor Jara

Canto popular da Terceira

"Cartilha Maternal", de João de Deus

"A verdadeira palavra do homem é a palavra escrita, porque só ela é imortal. Mas enquanto a palavra falada é o encanto das mães e filhos, o ensino da palavra escrita é o tormento de mestres e discípulos. Estanha diversidade em coisas tão irmãs!
(...)
Esse meio ou método não pode ser essencialmente diferente do método encantador pelo qual as mães nos ensinam a falar, que é falando.
(...)
Consistindo a leitura na combinação das letras, basta ir aprendendo as letras que se podem ir combinando".

João de Deus, 1876

Em dedicação às mães do século XXI, apresentarei brevemente a síntese das regras da língua portuguesa, inerentes ao método da Cartilha. Não para ensinarem os vossos filhos, mas para con(in)firmarem aquilo que eles, enquanto alunos dos jardins-escolas João de Deus, vos vão ensinar.

Soon, i promise you!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Reuniões de avaliação

As reuniões de avaliação estão cada vez mais burocratizadas. Papéis, papéis e mais papéis, para serem preenchidos. Medidas correctivas, medidas de acompanhamento, justificação de mais de 50% de notas negativas, pelo professor, elaboração pelo pobre do escravo-professor que deveria ter a acta prontinha no final, e que deveria lê-la, mas que nem sempre o faz, por falta de tempo. E depois ficam as coisas por dizer, os registos que mais tarde irão ser procurados, mas nunca encontrados.

A maior parte das coisas, à totobola, com cruzes, à pressa, porque duas horas correm depressa. Papéis, papéis e mais papéis. Porque a isso somos obrigados. E se dissermos não? E se nos preocuparmos com o que realmente importa?

Pois é, façamos, desde já, a tradicional fogueira de final com todas as inutilidades. Há papel com fartura. E comecemos 2010 com o essencial. Mas, por favor, mais papéis, não!

The Piano - By cybling



Watch more cool animation and creative cartoons at Aniboom

Nespereira




















Flor da nespereira, Olivais, Lisboa.
Outono de 2009.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cabo Ruivo - Refinaria

Digitalização de fotografia em papel.


Refinaria em Cabo Ruivo, Lisboa.
Outono, início dos anos 80 do século XX.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pantera cor-de-rosa (I)

Aproveitando o bombom do "Público", delicio-me a ver, na companhia do meu pequenote, os cerca de 800 minutos da Pantera cor-de-rosa, entre expectativa, gargalhadas e antecipação de cenas.

Bons momentos alternativos àquele canal em que as crianças estão coladas o tempo todo, sem a companhia dos adultos, a levaram com carradas de publicidade do Natal e que desencadeiam sistematicamente a frase: "Mãe, compras-me?"

Veio a Pantera-cor-de-rosa invadir a nossa sala, desviar a atenção da publicidade enganosa, com a boa disposição que só aquele "felino de pele rosada" proporciona.

Encantou e continua a encantar. A não perder!

Cirque du Soleil


Estádio 1º de Maio, Lisboa.
Verão de 2008

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

domingo, 13 de dezembro de 2009

Sergei Nakariakov - Movimento Perpétuo de Paganini

Manto verde sobre ruína


Atalaia, Alenquer.
Outono de 2009

Palavras manhosas

Ao que parece, Fernando Madrinha, no "Expresso" de ontem, mistura alhos com bugalhos. Intencionalmente?

As regras para o "Novo Estatuto da Carreira"
, actualmente em negociação com sindicatos e nova equipa ministerial, incluem 10 escalões, com índices correspondentes. Esta proposta que está em cima da mesa penalizaria os professores mais novos, que se veriam confrontados com três estrangulamentos na carreira, com quotas. Mas o que não é dito, e que importa dizer, é que um professor que se encontre, por exemplo, no antigo 9º escalão, índice 299, tenha sido titular ou professorzeco (isso não aquece nem arrefece), mesmo passando a integrar um escalão inferior (passará para o 8º da estrutura em negociação), não descerá de índice, ou seja, ganhará O MESMO.

Portanto, estamos perante uma falsa questão de titulares. O que acontecerá é que muitos deles (titulares) perderão o mando. E ninguém gosta de perdê-lo. Por que será?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A nossa (deles) nova luta

A Fenprof insistiu tanto, tanto, na negociação, que foi, está a ser, o que se vê. Não quiseram ser radicais, nesta altura crucial, porquê?

E depois, as coisas no Parlamento podiam ter tomado melhor rumo. Depois de fechadas as negociações, acredito que ficará uma faixa de professores mais prejudicada, a dos professores mais novos (porque, os outros, ou ficam onde estão ou progridem, para trás é que não vão). Não sei se estes últimos se juntarão a essa nova luta, com contornos bem diferentes.

Já pensaram que, se a grande massa dos actuais índices 299 e 340 ficar fora desse baralho, quantos menos lutadores teremos? Quanto baixar de braços, quanto mandar para as urtigas o cansaço da luta…

Mensagem para Copenhaga

Mundo Novo
 

Vós que lá do vosso império
Prometeis um mundo novo
Calai-vos, que pode o povo
Qu'rer um mundo novo a sério.

Poeta Aleixo

Brisa (Soft Winds) - Oscar Peterson - The Quartet Live

Crisântemos



Jardim do Casal de Santa Rita, Atalaia, Alenquer.
Outono de 2009.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

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